BANNER CABEÇALHO

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Pesquisador da UFSCar encontra indícios sobre o primeiro livro de Machado de Assis

O professor Wilton José Marques, do Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), encontrou indícios sobre o primeiro – e desconhecido – livro de Machado de Assis. O fato aconteceu quando o docente pesquisava, nos jornais Correio Mercantil e Correio da Tarde, informações para o livro que está escrevendo sobre o inédito poema machadiano “O Grito do Ipiranga”, também encontrado por Marques em 2015. "Foi neste momento que me deparei inicialmente com duas notas do Correio Mercantil que anunciavam o lançamento do livro de poemas do jovem Machado, cujo título é Livro dos vinte anos", explica.
A primeira nota é de 20 de agosto de 1858 e, a segunda, de 19 de janeiro de 1860. Tais datas reforçam que o livro deveria necessariamente conter os primeiros poemas de Machado de Assis, mas não chegou a ser publicado. “Ao que tudo indica, a obra nunca foi encontrada e até hoje não se tinha ciência de sua possível existência”, ressalta. Este fato faz com que Marques defenda a hipótese de que o próprio Machado de Assis tenha desistido de publicar o livro. Em artigo sobre o assunto – que deverá ser publicado ainda neste ano na revista Machado de Assis em linha –, o pesquisador defende tal hipótese, conjecturando que uma possível razão para o abandono do livro de poemas românticos talvez se deva ao então crescente interesse do jovem autor pelo teatro. Com a desistência, o primeiro livro de poemas publicado oficialmente por Machado foi "Crisálidas", em 1864.
Além das duas notas, também foi encontrado pelo pesquisador um anúncio do "Livro dos vinte anos" no jornal Correio da Tarde, de 20 de fevereiro de 1860, que não somente convidava os leitores a encomendá-lo pelo sistema de assinatura, como também afirmava que o livro estava sendo impresso na Tipografia de Francisco de Paula Brito.
As notas e o anúncio inéditos descobertos pelo docente estão disponíveis na íntegra abaixo:

Nota 1 – Correio Mercantil – (20 de agosto de 1858)
Mais um volume de versos se anuncia, e podemos já dizer mais um poeta se vai revelar.
Modesto e muito jovem são, além de felizes inspirações, qualidades bastantes para recomendarem o nome do Sr. Machado de Assis, autor do livro cuja publicação se nos anuncia.

Nota 2 – Correio Mercantil (19 de janeiro de 1860)
Vai publicar-se uma coleção de versos com o título de Livro dos vinte anos.
O autor é um moço que enceta apenas a carreira das letras.
Talento viçoso e original, o Sr. Machado de Assis promete mais um poeta e um prosador distinto no país.
Nas poesias ligeiras ou ensaios de prosa que tem publicado até hoje, revela o Sr. Assis qualidades notáveis que recomendam o seu nome.
O público receberá sem dúvida o seu livro como merece o talento do autor, que tem tanto de real como de modesto. Na atualidade é uma associação rara.

Anúncio – Correio da Tarde (20 de fevereiro de 1860)
Livro dos Vinte anos por Machado de Assis
Um volume de 200 a 240 páginas; 2$
Assina-se nas lojas de costume e na Tipografia do Sr. Paula Brito, onde é impresso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário