BANNER CABEÇALHO

quinta-feira, 10 de março de 2016

Altomani devolve obras de Salvador Dali para o empresário Diogo Rossi Ibaixe

Após um acordo amigável entre a Prefeitura de São Carlos e a família Ibaixe, o prefeito Paulo Altomani devolveu na tarde de terça-feira (8), para o empresário Diogo Rossi Ibaixe, filho do falecido Lover Ibaixe, as 100 gravuras originais do pintor espanhol Salvador Dali, que retratam o poema épico de Dante Alighieri “A Divina Comédia: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso”. O acordo surgiu pela necessidade das obras terem que passar por uma manutenção de conservação.
Com autenticidade comprovada, a coleção foi adquirida nos anos 60 pelo empresário e fazendeiro Lover Ibaixe, que pagou as obras para esposa de Dali, com 300 moedas de ouro em uma viagem de férias à Espanha. Em 2002, o empresário cedeu coleção para uma exposição na Câmara dos Deputados, ocasião em que foi confirmada pela perita inglesa Juliette Murphy, a autenticidade das pinturas.
Após um encontro com o prefeito Paulo Altomani e apresentação do catálogo da coleção “A Divina Comédia de Dalí” impressa pela Câmara dos Deputados, o empresário citou o desejo em doar as obras temporariamente para o município, em contribuição por ter nascido na cidade. O protocolo de intenção de doação entre a Prefeitura e o doador foi assinado no ano de 2013, em que ficou estabelecida a instalação de um local adequado para receber o acervo, responsabilidade dos custos decorrentes do transporte, higienização, desinfecção, limpeza, e catalogação do acervo.
Atendendo todos os critérios estabelecidos em contrato, a Prefeitura por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura e apoio da Fundação Pró-Memória, inaugurou em julho de 2014 o “Espaço Cultural Acervo Antônio Ibaixe”, localizado na Rua Major José Inácio. A exposição ofereceu para os visitantes até o final do ano passado, uma viagem do centro da terra ao céu, respeitando a estrutura sequencial do “Poema Sagrado de Dante”, criado por Salvador Dalí.
De acordo com o prefeito Paulo Altomani, a manutenção das gravuras já estava programada após o retorno da exposição no Colégio Dante Alighieri, na capital paulista. “Devido aos cuidados e custos necessários no processo de manutenção, fizemos um acordo em que o Diogo acompanhará todo o processo a ser realizado por uma conservadora de artes de confiança da família Ibaixe”.
Presente na remoção e transporte das obras, a conservadora e restauradora de bens culturais, Sueli Deschermayer, destacou que os trabalhos de manutenção serão realizados para melhor conservação da coleção. “Vamos levantar o PH das gravuras e deixá-las estáveis, para evitar que fungos atacam as fibras e as tintas. Isso é fundamental para a conservação de cada gravura”, explicou ela.
O trabalho de manutenção não tem prazo determinado para ser concluído, de acordo o filho de Lover, a intenção é que as obras eventualmente retornem para município. “O que motivou a devolução foi mesmo a necessidade da manutenção. Nosso interesse é que eventualmente elas voltem para cá dentro de um critério museológico. Em nome da minha família, deixo aqui o agradecimento”, concluiu Diogo Ibaixe.
Para suprir o período em que a coleção passará por manutenção, a Prefeitura de São Carlos, está providenciando réplicas das obras para que o espaço seja reaberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário