BANNER CABEÇALHO

terça-feira, 15 de março de 2016

Inscrições abertas para minicurso gratuito sobre Flauta doce e Educação Musical na UFSCar

Presente em grande parte dos cursos de licenciatura em Música no Brasil, a flauta doce vem sendo largamente utilizada na educação musical dos mais diversos públicos, sejam crianças, jovens, adultos e idosos, em diferentes contextos, como na escola regular, específica de música, projetos sociais, trabalhos com musicoterapia, dentre outros. Configurada com uma importante ferramenta para o trabalho do educador musical, a flauta doce se estabeleceu como um dos principais instrumentos utilizados na educação musical por vários fatores, como sua fácil técnica inicial, seu baixo custo, e também sua portabilidade.
Com o objetivo de propiciar um espaço para vivências práticas e teóricas com a flauta doce, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o minicurso "Flauta doce e Educação musical: vivências e reflexões". A atividade é voltada para educadores musicais, estudantes de licenciatura em música, professores da educação básica, arte educadores e demais profissionais que já utilizam ou pretendam utilizar esse instrumento musical em suas práticas docentes, nos diversos contextos de atuação, 
O minicurso será composto por vivências práticas, que irão compreender a prática coletiva com a flauta doce, com repertório de nível intermediário, primordialmente na formação de quarteto (soprano, contralto, tenor e baixo) e a apreciação de intérpretes da flauta doce – solo e conjuntos; e vivências teóricas, que serão embasadas em referencial teórico sobre flauta doce, educação musical e educação e compreenderão a leitura e o estudo de textos (artigos, capítulos de livros, partes de monografias, dissertações e teses) para posterior reflexão e debates acerca dos assuntos estudados.
Segundo Laís Figueiroa Ivo, graduada em Educação Musical pela UFSCar e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade, que conduzirá o curso sob orientação da professora Ilza Joly, coordenadora do Laboratório de Musicalização da Instituição, as vivências práticas com a flauta doce têm o intuito de possibilitar oportunidades para que os participantes possam desenvolver neles mesmos as capacidades necessárias à educação como um todo e ao ensino de determinados conhecimentos, enquanto que as atividades teóricas têm por objetivo proporcionar um espaço para a reflexão sobre a prática.
“O minicurso pode, dessa maneira, contribuir para a formação permanente dos educadores que utilizam ou pretendem utilizar a flauta doce, na medida em que propõe vivências que podem ampliar a perspectiva de atuação desse instrumento, ao considerar não apenas os aspectos de execução e técnica musical, mas também a apreciação, a criação, a literatura – sobre a flauta doce, a educação musical e a educação e a reflexão e discussão sobre propostas metodológicas para o ensino-aprendizado”, explica a educadora.
Para se inscrever no minicurso, que é gratuito, são pré-requisitos necessários o conhecimento básico das flautas doces soprano e contralto e de leitura de partitura. Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição disponível em http://bit.ly/1QveRu2, até o dia 16 de março, próxima quarta-feira. As aulas ocorrem entre os dias 17 de março e 12 de maio, com encontros às quintas-feiras, das 18 às 20 horas, no Laboratório de Musicalização, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações pelo emaillafigueiroa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário