BANNER CABEÇALHO

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Casa de Saúde promove palestra para orientação sobre cirurgia bariátrica

O problema da obesidade no Brasil tem aumentado ano a ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a obesidade atinge 600 milhões de pessoas no mundo e 30 milhões somente no Brasil. Diante desse contexto, a busca pela realização de cirurgia bariátrica tem se tornado uma alternativa para quem sofre com essa doença. O Conselho Federal de Medicina – CFM publicou uma resolução em novembro de 2015  que determina o que deve ou não ser feito em  relação à cirurgia bariátrica e, nesta quinta-feira (4), na Casa de Saúde, acontece a palestra em que o público interessado irá receber orientações sobre o procedimento.
Segundo a resolução os pacientes que podem se submeter à cirurgia são os que possuem índice de massa corpórea (IMC) acima de 35 kg/m2 e que sejam portadores de doenças como diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial entre outras, que se agravam com a obesidade. Além desse perfil as normas estabelecidas pelo CFM são ter idade mínima de 18 anos e ter realizado tratamento clínico por meio de dieta equilibrada e exercício físico com acompanhamento de especialista por, no mínimo, dois anos.
Equipe
A equipe da Casa de Saúde responsável pela realização da cirurgia bariátrica é coordenada pelo especialista em cirurgia do aparelho digestivo Dr. João do Nascimento Ortega, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.  A equipe possui também psicólogo, nutricionista, cardiologista, pneumologista,  endocrinologista e enfermagem.
De 2013 até ano passado, foram realizados 149 procedimentos bariátricos no hospital. Segundo o médico Dr. Fernando Pinheiro Ortega, membro da equipe, a cirurgia apresenta impacto significativo na melhora da qualidade de vida dos pacientes. “Em relação aos principais questionamentos dos candidatos à cirurgia estão dúvidas sobre a possibilidade de desnutrição, anemia, gravidez no pós-operatório além das possíveis complicações da cirurgia”, explica.
Por isso, a Casa de Saúde oferece palestras nas quais os pacientes são orientados sobre o preparo pré-operatório, tipos de procedimentos, laparoscopia, pós-operatório, orientação nutricional, benefícios e consequências da cirurgia e, também as possíveis complicações.

A palestra é gratuita e começa às 19horas, na Casa de Saúde que fica na Rua Sete de Setembro, 3033, no Centro. Informações pelo telefone 3373-2459.

Nenhum comentário:

Postar um comentário