BANNER CABEÇALHO

sábado, 6 de fevereiro de 2016

DIVULGADA A LISTA DE MESÁRIOS E ESTATÍSTICOS DOS JOGOS DO RIO 2016

Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a Federação Internacional de Basketball (FIBA) e o Comitê Olímpico Rio 2016 divulgaram a lista oficial de mesários e estatísticos que irão atuar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, de 5 à 21 de agosto. Os 60 oficiais, 30 de mesa e 30 estatísticos, foram selecionados entre os cerca de 150 inscritos efetivos e suplentes durante o Programa de Treinamentos realizado em 2015 e Evento Teste – Aquece Rio 2016, conforme instruções da FIBA e do Comitê Rio 2016.

Fátima Aparecida da Silva, Comissária da FIBA e Coordenadora Geral de Arbitragem da CBB, e Paulo Villas Boas, líder de competição do basquetebol do Comitê Olímpico Rio 2016, estiveram à frente dos encontros e avaliações com os oficiais.

“Foram realizados três encontros com os inscritos a oficiais de mesa e estatísticos. O primeiro em agosto na Faculdade Gama e Souza, no Rio de Janeiro, e depois mais dois em São Paulo, na Universidade Zumbi dos Palmares, em outubro, e no Clube Espéria, em novembro. No primeiro encontro mostramos as propostas de como seria desenvolvido o treinamento. Todos passaram por aulas teóricas, práticas e avaliações. Além disso, foram levados em consideração como requisito a assiduidade dos inscritos, análise curricular e entrevista em inglês. O número total de oficiais é maior do que em Londres (2012), pela necessidade de duas Arenas do basquete para o Rio 2016”, explicou Fátima.

Segundo a coordenadora essa é a primeira vez que o Brasil realiza Clínicas de Formação e Atualização especifica para oficiais de mesa e estatísticos.

“Foi um trabalho muito gratificante e que deverá ser repetido mais vezes no Brasil. Saber as dificuldades e buscar uma melhora com a prática diária. Esses árbitros passaram por uma avaliação durante o Evento-teste e é muito gratificante ver como evoluíram e cresceram. Eles entenderam que durante os Jogos não vão representar seus estados, mas sim o Brasil. Vamos apresentar para o mundo o melhor trabalho possível. Esse é um grande ganho para a arbitragem brasileira e que deixará um legado. Depois dos Jogos Olímpicos, entre 2017 e 2019, vamos receber muitos jogos internacionais com a mudança no formato de classificação para a Copa do Mundo FIBA. Teremos estatísticos e mesários preparados para esse novo cenário internacional”, pontuou.

No próximo mês de abril será realizada mais uma reunião, em parceria com a Confederação Brasileira de Basquetebol de Cadeira de Rodas (CBBC), para a realização de um trabalho em conjunto com os oficiais escolhidos para atuar nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 setembro.

“Um dos objetivos desse encontro em abril será viabilizar o treinamento dos oficiais que atuarão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, uma vez que teremos alguns profissionais trabalhando nos dois eventos. Queremos reunir e fortalecer o trabalho de todos de um modo geral”, concluiu a comissária.


Seleções Brasileiras nos Jogos Rio 2016

Já possuem suas vagas garantidas na competição olímpica feminina: Brasil (país-sede); Estados Unidos (campeã mundial 2014); Sérvia (campeã europeia); Senegal (campeã africana); Canadá (campeã das Américas); Austrália (campeã da Oceania) e Japão (campeã da Ásia). Além do Brasil, país-sede, e dos Estados Unidos, campeões mundiais de 2014, estão garantidos no torneio masculino: Austrália (campeão do Pré-Olímpico da Oceania); Nigéria (campeão do Pré-Olímpico da África); Venezuela (campeão das Américas); Argentina (vice da Copa América), Espanha (campeã da Europa); Lituânia (vice da Europa) e China (campeã da Ásia).

CBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário