BANNER CABEÇALHO

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Reunião do Núcleo Gestor discutiu o Estudo de Impacto de Vizinhança

A proposta é diminuir a burocracia e agilizar a abertura de novos empreendimentos
Dando continuidade às reuniões do Núcleo Gestor do Plano Diretor Estratégico de 2016, o grupo se reuniu na Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) para entre outros assuntos ouvir a apresentação e discussão sobre o “Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV): contribuições ao processo de revisão do Plano Diretor de São Carlos”, conduzida pela Profa. Renata Bovo Peres, do Departamento de Ciências Ambientais – DCAm/UFSCar e integrantes do NGC.
“O EIV já consta do Plano Diretor, mas agora queremos aperfeiçoar e levar para que os membros do Núcleo Gestor possam tirar as dúvidas e quando aprovar o PDE possa ajudar na qualidade e no desenvolvimento da cidade”, disse a Profa. Renata.
Após a explanação os participantes começaram a discussão sobre diversos pontos que suscitavam dúvidas e que também poderiam futuramente gerar documentação e trabalho desnecessário, uma vez que mais de um órgão poderia legislar sobre a causa.
A proposta, segundo André Fiorentino, coordenador do Núcleo Gestor Compartilhado é diminuir burocracia e agilizar os processos de abertura de novos empreendimentos. “É necessário ter uma agilidade pois o EIV circula não só nas esferas internas da prefeitura, mas também nos Conselhos que se reúnem mensalmente e a gente não pode perder a oportunidade de que os processos tenham uma certa agilidade”. Para ele as definições de como será o EIV o seu conteúdo e outras questão devem ser discutidas até que não exista qualquer tipo de dúvida e quando for aprovado deixe ao empreendedor a tranquilidade de que o que está aprovado na prefeitura também está aprovado nos Conselhos.
Giuliano Cardinali, Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) entidade cadastrada para participar e apresentar propostas para o PDE, disse que essa proposta é um incremento muito grande nas reuniões do NG. “Essa é uma proposta que procura desburocratizar todo tipo de documentação e toda propostas que tentar englobar em um só documento as necessidades de outros órgãos
vem para somar. É preciso agora, aparar as arestas, mas o primeiro passo foi dado”.
O presidente da AEASC ainda disse que como até agora não se finalizou o Plano Diretor, ele continua enfatizando que as reuniões constantes são necessárias para que quando aconteça a nova revisão (dentro de 10 anos) as coisas fluam com mais rapidez.
As próximas reuniões acontecerão sempre às terças-feiras, às 8h30, no Paço Municipal com exceção do dia 1 de março, pois em decorrência da realização da reunião de hoje, não prevista anteriormente, a Coordenação da Revisão do PDE entendeu por bem não realizar a reunião do dia 1 de março e reservar esse período para elaboração dos conteúdos a serem abordados nas próximas reuniões. As reuniões são abertas ao público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário