BANNER CABEÇALHO

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Parque Ecológico promove movimento contra a extinção

Como parte das atividades relacionadas a “Semana Por La Sostenibilidad IberoAmérica -  Ciclo Siete”, que é uma semana Ibero-Americana dedicada a trabalhar questões de sustentabilidade junto à população, o Parque Ecológico de São Carlos promoveu na última semana, uma atividade especial a fim de despertar nos visitantes o olhar crítico nos cuidados com o meio ambiente, em busca de gerar consciência sobre temas socioambientais e econômicos regionais a equipe de Educação Ambiental do local.
Com a coordenação da servidora Samanta Campos da Silva, foi montado no gramado da área central do Parque, um cenário representando UM cemitério com figuras de animais selvagens extintos na natureza, promovendo o “Movimento contra a Extinção”. No local os visitantes puderam conhecer algumas espécies de animais selvagens extintos na natureza e que hoje só podem ser apenas vistos em desenhos animados como por exemplo, o Dodô  (Raphus cucullatus, avistado pela primeira vez em 1598 por marinheiros e extinto em 1662 de acordo com União Internacional para Conservação da Natureza - IUCN) no filme “Era do Gelo”.
Também foram apresentadas aos visitantes algumas das mais de 1000 espécies de animais em risco de extinção no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. Entre elas o Sapo Folha, uma espécie de anfíbio que só existe no Brasil, e foi descrito há pouco tempo (2010) e já está em perigo de desaparecer.
A atividade teve como objetivo fazer com que as pessoas parassem e refletissem sobre o assunto “extinção”, buscando despertar o interesse pela preservação do meio ambiente e sua biodiversidade através da conscientização e mudanças de hábitos e atitudes. Durante a abordagem feita pelos monitores, os visitantes foram orientados de que forma poderiam auxiliar a frear o declínio da biodiversidade e conheceram o Programa de Reciclagem de Esponjas e o aplicativo do Sistema Urubu.
“Apesar das caras e bocas dos visitantes perante o cenário, a receptividade com relação ao assunto foi muito positivo, chega ser espantoso o número de pessoas que não fazem a menor ideia do quanto seus maus hábitos influenciam diretamente neste processo de extinção. O impacto visual causado pelas cruzes, simulando um cemitério, fez com muitas pessoas realmente refletissem sobre o tema proposto, inclusive com promessas de mudanças de hábitos”, disse Samanta.
Para fazer parte do movimento contra a extinção, o interessado pode começar participando do projeto “Time de Coleta Seletiva de Esponjas de Limpeza”, já que a poluição é um dos fatores que mais contribuem para a perda da biodiversidade atualmente. Para fazer parte deste time é muito fácil e sem custos, basta a pessoa dar destinação correta para as esponjas de limpeza.
O Parque Ecológico Municipal é aberto á visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h ás 16h30, domingo, das 8h ás 17h30. A entrada é gratuita. Mais informações sobre atividades do Parque Ecológico de São Carlos e a Coleta Seletiva de Esponjas pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou  pesc@pesc.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário