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quinta-feira, 27 de outubro de 2016

AEASC promove evento de conscientização sobre câncer de Mama e Próstata

Repetindo a proposta iniciada em 2015 de levar profissionais para falar sobre os dois tipos de câncer associados às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) promove no próximo dia 31 de outubro palestra que abrange Para falar sobre os assuntos sobre câncer de Mama e Próstata foi convidada a fisioterapeuta Darlene Sampaio, profissional que atua no ICDH (Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano) que desde 2013 iniciou as atividades na cidade de São Carlos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Darlene também é voluntária na organização da Caminhada Rosa do Bem em São Carlos e colaboradora nas cidades de Bebedouro e Americana.
Para ela o encontro na AEASC vai ser uma roda de conversa sobre as ações que podem ser realizadas nos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul. “A Caminhada Rosa do Bem tem como objetivo salvar vidas divulgando a prevenção. É um movimento alegre e contagiante, apesar de tratar de um assunto tão sério. E é isso que quero fazer nesse encontro do dia 31, falar de maneira simples, mas de maneira que todos entendam a necessidade da prevenção” .

Outubro Rosa
Outubro é conhecido mundialmente como o mês da conscientização e prevenção ao câncer de mama. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o intuito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, e tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em geral, a campanha que tem como símbolo o laço cor de rosa, acontece em meios publicitários ou em atividades dentro de empresas e tem o foco no autoexame, mas especialistas do ramo médico alertam que ele não é suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de
empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

Câncer de mama
O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher. Este geralmente apresenta um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticado em sua fase precoce. Geralmente o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e até mesmo aparecer em outros órgãos, as chamadas metástases.
A extensão do tumor determina a forma de tratamento. Assim estimula-se a medidas de autocuidado da mama como o autoexame e a mamografia.
Geralmente o câncer de mama aparece como uma massa ou tumoração palpável. Esse material é encaminhado para a biópsia a fim de confirmar o diagnóstico. O fato é que nem toda a massa é câncer, porém na presença de uma massa ou tumoração mamária a mulher deve procurar um ginecologista ou mastologista.
Outros sintomas menos frequentes constituem o endurecimento mamário, a presença de secreção pelo mamilo com aspecto de água de rocha ou sangue e o aparecimento de gânglios axilares.

Novembro Azul
Assim como o Outubro Rosa, essa campanha também visa alertar a sociedade e, em especial, os homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul teve início na campanha Um Toque Um Drible, desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado a partir de 2008 para discutir temas relacionados ao Câncer de Próstata. E tem o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em
estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.


O câncer de próstata
O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção. Diante deste cenário, a informação e conscientização são poderosas aliadas para mudarmos este quadro e as principais bandeiras do Novembro Azul.

Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos2 ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.

Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida realizam o Novembro Azul, campanha, com foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil.

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