BANNER CABEÇALHO

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Mês dedicado ao Idoso tem programação diversificada no Centro de Convivência da Melhor Idade de Ibaté

Comemorou-se no dia 1º do mês de Outubro o “Dia do Idoso”, data muito especial e que não passou em branco no Centro de Convivência da Melhor Idade de Ibaté, que ofereceu aos seus frenquentadores, um mês inteiro com programações diferenciadas e bastante diversificadas.
Como parte da programação, os Idosos da Melhor Idade realizaram um passeio a cidade de Holambra, conhecida como a Capital das Flores, participaram também de um animado piquenique no Grêmio Recreativo e Esportivo de Ibaté (GREI), ganharam uma manhã de beleza e cuidados especiais, a visita da Professora Simone Antunes, colocando todos para dançar com uma aula de Zumba, foram recepcionados pelos alunos da Escola Estadual Jardim Icaraí com apresentação de danças, karaokê, palestas, entre outras atividades.
Após um mês agitado e repleto de coisas boas, para encerrar as comemorações, nesta quinta-feira, 27, foi preparado por todas as colaboradoras do local, um café da manhã diferenciado, com bolo, guloseimas, músicas, sorteio de brindes, entre outras atrações, tudo feito com muito carinho.
De acordo com a Coordenadora Dirce Lopes Peruchi e a Terapeuta Ocupacional Caroline Lopes Taglialatela, todas as atividades foram preparadas pensando no bem estar, entretenimento e acima de tudo, tendo por objetivo de mostrar a eles o quanto são importantes para seus familiares, para a sociedade e que merecem ser respeitados e bem tratados.
“São pessoas que já contribuíram muito com a criação de seus filhos e netos, já trabalharam uma vida inteira e hoje de maneira justa tem um dia a eles dedicado, onde transformamos em um mês de muitas comemorações, onde nossa maior recompensa é ver estampado no rosto de cada um o sorriso de felicidade e o brilho no
olhar, por serem lembrados, respeitados e valorizados”, destacaram.
Dirce destaca ainda todo apoio e estrutura que recebe da Administração Municipal, através do Prefeito Dr. Alessandro Rosa.
O Prefeito que prestigiou o encerramento do Mês do Idoso também faz questão de agradecer e parabenizar a todos pela homenagem recebida.
“Uma grande satisfação poder participar e compartilhar um pouco da experiência de vida destes jovens idosos, que tanto tem a nos ensinar com suas lutas e tão bonitas histórias de vida”, destacou.
DIA DO IDOSO:
No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

É sabido, também, que, na Assembleia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “Dignidade”, cujos pontos são:

AUTOREALIZAÇÃO:
* Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades.

* Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade.

DIGNIDADE:
* Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais.

* Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

Além desses princípios, a ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc. O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.

Por Me. Cláudio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário